O trabalho apresentado nestes artigos foi realizado no âmbito do projeto Monitorização Persistente de Pista (MPP-Monitorização Persistente de Pista, SI IDT código do projeto 039876), com o apoio do CENTRO 2020, Portugal 2020 – Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização (POCI) e o FEDER da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para financiamento do trabalho de investigação. Os parceiros deste projeto são a Tecmic-Tecnologias de Microeletrónica SA, o INOV e a ANA Aeroportos de Portugal.

Desenvolvimento de sistema eficaz de monitorização de pista não invasivo usando dispositivos de duplo sensor

Autores: Rahul Sharma, Fernando Moreira, Gabriel Saragoça, João Ferreira

As pistas dos aeroportos apresentam perigos para a sua utilização pelas aeronaves devido à presença de gelo, água, fissuras, objetos estranhos, etc. Para evitar tais problemas, a pista deve ser monitorizada regularmente. Existem um grande número de técnicas para monitorizar as pistas, nomeadamente veículos de inspeção de pistas. Estas técnicas dependem em grande medida do ser humano e exigem interrupções nas operações de pista para inspeção. No presente documento, sugerimos uma forma alternativa de monitorizar a pista. Este método é de natureza não invasiva, utilizando sensores LIDAR – Light Detection and Ranging. Na metodologia, descrevemos os métodos de classificação dos dados obtidos do LIDAR utilizando sensores MARWIS instalados num veículo. Descrevemos todo o sistema e a tecnologia subjacente envolvida no seu desenvolvimento. O sistema proposto tem o potencial para desenvolver uma solução eficiente de monitorização de pistas, pois a tecnologia LIDAR provou a sua eficiência em diversos sistemas de mapeamento e monitorização terrestre.

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-71454-3_7

 

Vigilância inteligente das condições da pista

Autores: Gabriel Pestana, Pedro Reis, Tiago Rocha da Silva

Os acidentes relacionados com a segurança das pistas dos aeroportos são a principal causa de acidentes de aviação em todo o mundo. Os riscos na pista estão associados normalmente às condições climáticas extremas, mas também podem ser causados por outros problemas de segurança, como a presença de objetos estranhos, fissuras e deformação do pavimento. Apesar dos aeroportos serem obrigados a realizar inspeções periódicas nas pistas, é evidente que as inspeções manuais por si só não são suficientes para mitigar essas ameaças. O presente artigo destaca a necessidade de implantação de procedimentos automatizados de fiscalização de pistas, visando melhorar a sua segurança.

Este artigo apresenta um projeto, com uma abordagem inovadora, para inspeções automatizadas de pistas usando equipamentos de digitalização a laser. A arquitetura da solução foi desenhada em conjunto com os utilizadores finais, em conformidade com os regulamentos, padrões e a lógica de negócios do aeroporto, para aumentar a compreensão e para criar um produto que forneça a melhor experiência possível ao utilizador, atendendo às preocupações relevantes e às necessidades de informação. A solução proposta no projeto fornece um conjunto de serviços de análise de dados em formato Analytics-as-a-Service (AaaS), onde os conceitos de visualização e contextualização da informação são essenciais para apoiar a vigilância do estado da pista, em particular, para eventos que podem levar a fenómenos de aquaplanagem. A monitorização dos eventos relacionados com a existência de lençóis de água possibilita a deteção de problemas de drenagem, bem como a identificação de áreas que possam comprometer a segurança da pista.

https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-71454-3_16