No âmbito da 6ª Conferência Internacional sobre Sistemas Inteligentes de Transporte, com a participação de empresas, de alunos e docentes de Engenharia Informática e áreas relacionadas do ISCTE, que decorrerá entre os dias 15 e 16 de dezembro.

 

O projeto Monitorização Persistente de Pista (MPP) endereça uma solução aeroportuária inovadora de monitorização e análise do estado do pavimento da pista e das operações realizadas, sem que sejam comprometidas as operações aeroportuárias. O projeto está a ser desenvolvido em parceria pela  TECMIC – Tecnologias de Microeletrónica, SA, o INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação e a ANA – Aeroportos de Portugal, SA. Contando com o apoio do programa Portugal 2020.

A participação do consórcio do projeto MPP – Monitorização Persistente de Pista no EAI INTSYS 2022 será assegurada pelo Engº Tiago Rocha da Silva e pelo Prof. Gabriel Pestana.

O projeto MPP visa realizar a deteção de fissuras e deformações da pista, deteção de objetos estranhos e níveis de contaminação e a identificação de risco de aquaplanagem, bem como a introdução à segurança (safety) da pista (incidentes e acidentes),  utilizando tecnologias LIDAR e transmissores óticos.  No contexto de operação do MPP e processo (fluxo de trabalho), e na deteção não intrusiva da contaminação da pista é utilizado  software desenvolvido à medida que realiza a análise dos dados em formato Analytics-as-a-Service (AaaS).

Durante a conferência serão apresentados os conceitos de visualização e contextualização da informação, os quais são essenciais para apoiar a vigilância do estado da pista, em particular, deteção de detritos de objetos estranhos e nível de contaminação da pista, associados a eventos que podem levar a fenómenos de aquaplanagem. A monitorização dos eventos relacionados com a existência de lençóis de água possibilita a deteção de problemas de drenagem, bem como a identificação de áreas que possam comprometer a segurança da pista em linha com as recomendações da ICAO (International Civil Aviation Organization) e EASA (European Union Aviation Safety Agency).

O evento servirá para apresentar os principais resultados obtidos com o projeto e evidenciar de que maneira o trabalho feito pode contribuir para melhorar a segurança na pista dos aeroportos.